segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Fotos do Centro Budista de Três Coroas RS







ST

STUPAS KHADRO LING

A palavra tibetana para stupa é chöten, que significa "suporte para oferendas". Uma stupa é um repositório de substâncias consagradas, entre estas, relíquias de mestres iluminados. Portanto, fazer oferendas de devoção, preces, e circumambulações são méritos que acumulamos como sefossem feitas aos próprios seres iluminados. A forma geral da stupa demonstra simbolicamente o caminho para a iluminação – da sua base, através dos níveis do caminho, até o cume da percepção. Cada uma das oito stupas no Khadro Ling tem um significado particular, indicado por uma parte da stupa abaixo da imagem do Buda,que representa um evento único na vida do Buda Shakiamuni. Aproximando-se pelo lado norte, as stupas estão na seguinte ordem:1ª – a Stupa de Lótus Empilhados, comemora o nascimento de Buda no bosque de Lumbini.2ª – a Stupa da Iluminação, comemora a vitória do Buda sobre as forças da delusão no momento da sua iluminação.3ª – a Stupa de Muitos Portões, comemora o girar da roda do Darma, seus primeiros ensinamentos dados em Sarnath.4ª – a Stupa da Descida do Reino Celeste de Tushita, onde o Buda havia ido ensinar o Darma para sua mãe.5ª – a Stupa dos Milagres, comemora os milagres realizados pelo Buda.6ª – a Stupa da Reconciliação, comemora a reunião de facções dissidentes da sanga, a comunidade budista, no bosque de Bamboo.7ª – a Stupa da Completa Vitória, comemora o prolongamento voluntário da duração da sua vida (também conhecida como Stupa da Longa Vida).8ª – a Stupa do Paranirvana, comemora sua morte em Kusinagara, quando passou para o estado além da tristeza.Representações do corpo, fala e mente iluminado estão nessas stupas, que contêm relíquias de grandes mestres budistas da Índia e do Tibete. Centenas de milhares de mantras para o aumento da compaixão, sabedoria e longevidade, manifestam a fala iluminada. No seu interior, vinte milpequenas stupas de argila contendo mantras evocam as bênçãos do Buda. Todas estas substâncias foram consagradas através de cerimônias extensivas. O enorme acúmulo de esforços e materiais tem sido imbuído com preces em prol de todos os seres e, portanto, leva a força de benefício incomensurável. Como um poderoso gerador de energia positiva, é uma presença sagrada que irradia paz e cura, e remove a energia negativa.Todos que ajudam a criar uma stupa, que a vêem, a tocam, ou lembram de uma stupa, recebem as bênçãos da mente iluminada. E ainda, se desejar o benefício último e a felicidade de todos os seres, se planta a semente da própria iluminação. Se oferendas são feitas em nome dos doentes,dos que estão tendo dificuldades ou dos mortos, estes indivíduos se beneficiarão onde quer que estejam.






Obama e religião

É interessante também podermos ouvir declarações de um chefe de Estado a respeito da religião e das religiões. Confira! (pode-se usar em sala de aula, sobretudo com os alunos do Ensino Médio.

Visita ao Centro Budista Tres Coroas RS


Subir a Serra Gaúcha para chegar até o Centro Budista já cria uma expectativa. Ia me perguntando... no Brasil?! Mal pude esperar a hora para entrar naquele ambiente calmo e sereno onde dezenas de pessoas vivem buscando aquilo que Buda sabiamente havia deixado como legado para todas as pessoas: a salvação, a paz e harmonia pelos caminhos da sabedoria e da meditação. Não imaginava que aquele ambiente havia sido tão bem planejado e preparado: os jardins, o templo principal, as rodas de dharma, as bandeirinhas ao vento, as estátuas, stupas, enfim um local onde até mesmo qualquer visitante se sentirá instigado a pensar, refletir do porque daquilo tudo ou até a a pensar sobre tudo aquilo que optamos ou deixamos de fazer em nossas vidas e que nos remete as questões mais sensíveis de nossa alma e de nosso espírito. Soubera do Centro há muito anos. Mas por puro preconceito fui adiando a visita. Gostei muito. Recomendo que visitem o local, mas com tempo. Fiquei cerca de duas horas por lá, mas era preciso mais, para absorver a grandeza e a beleza daquele lugar!